Quem são nossos antepassados? Como nasceram as comunidades rurais? Como eram as casa e o que tinham no seu interior? Quem trabalhava, em quais condições e produzindo o que? Quais as ferramentas usadas? Qual a importância dos trabalhadores manuais e seus ofícios ? Quem era a elite econômica da região?
A série de Inventários (1802-1933), do antigo Cartório Raiol, que aos poucos está sendo disponibilizada na internet em um projeto pioneiro, ajuda a responder essas e outras questões. Explico.
O acervo do Arquivo da Sociedade Cinco de Agosto, composto pelos fundos do Cartório Raiol (1802-1970), Cartório Vilhena ( 1860- 1970), Câmara da Vigia ( 1932-1970) e da Cinco de Agosto (1905...) começa o ser disponibilizado na internet através do site https://www.cincodeagosto.tk (aba acervo digital).
Desdobramento do projeto "História e memória da região do salgado", iniciativa da Sociedade Cinco de Agosto em parceria com outras Entidades, entre elas a Pró- Reitoria de Extensão da UFPA, Campus Belém, onde conseguimos recursos para aquisição dos Equipamentos. Agradeço a todos vcs e ao prof. Daniel Barroso que assumiu comigo a responsabilidade de executar a I etapa do projeto, bem como a família Raiol, sobretudo ao seu Fernando, que nos doou os manuscritos do fundo do Cartório Raiol. Nos apoia também o Tribunal de Justiça do Estado que cedeu temporariamente o acervo cartorário. Ao empenho de Leiliane Rabelo , Polyana Pires, desembargadora Dr. Nadja e ao amigo e conterrâneo Emílio Vale. Inclusive os Equipamentos de proteção são doados periodicamente pelo TJ. Os ensinamentos obtidos no Grupo de Pesquisa RUMA, especialmente aos professores Otaviano Vieira , Cristina Donza Cancela e ao João Antônio Lima que ministrou o curso de digitalização de acervos históricos. O edital local da Lei Aldir Blanc (dez -2020) permitiu remunerar os estagiários que diariamente mergulham nessa árdua tarefa que são eles: Igor Gomes , Felipe, Ruan Carlos , Mirian, Cintia Rabelo. Ao prefeito Job Junior , sócio da Cinco de Agosto, pelo Convênio que permitirá manter o Projeto por mais tempo, já nos ajudando a maner da Entidade. Por fim, aos meus amigos da Diretoria da Cinco, professores (as) Lena Alcantara , Solange Ferreira , Antonio Soeiro e demais sócios que ajudam a manter viva está Instituição que no próximo dia 01 de outubro completará 150 anos. O presente é para todos os brasileiros.
Lindo trabalho Professor Igor Soeiro, parabéns
ResponderExcluir